Mistica | página da entrada Apresentação do projeto español
français
english
Sua página prévia Comunidade virtual | Aplicações pilotos | Metasite | Eventos | Avaliações | Ciberoteca Sua próxima página

Página da entrada da seção
Introdução geral
Apresentação geral

Justificação

Objetivos

Produtos esperados

Agenda


Apresentação integral
Apresentação dos patrocinadores e do coordenador
Glossário

Objetivos do projeto MISTICA

O objetivo principal é estruturar e reforçar uma rede de pesquisadores e instituições utilizando as NTIC para uma pesquisa cooperativa, desenvolvimento e trabalho comunitário na América Latina e no Caribe.

Para apoiar este objetivo, são necessárias ferramentas metodológicas eficazes. A conceituação e experimentação dessas ferramentas é outro objetivo principal do projeto, cujo alcance vai além do grupo contemplado no projeto.

Este também produzirá publicações e construirá um site de referência na Internet (uma clearinghouse) para coletar e apresentar informações, experiências, contatos e enlaces com sites relevantes no uso social das NTIC.

Os dois objetivos principais podem ser separados em vários objetivos específicos:

  1. Identificar e contatar pesquisadores ativos e instituições que trabalham para o desenvolvimento social na América Latina e no Caribe, a partir da perspectiva das NTIC.
  2. Desenvolver e reforçar os intercâmbios e cooperação na pesquisa dos agentes-chave.
  3. Debater coletivamente, em reuniões face a face ou via Internet, a agenda e prioridades nos objetivos das NTIC para o desenvolvimento da região.
  4. Organizar uma reunião regional (em Samaná, República Dominicana, em abril de 1999) para debater as problemáticas-chave e definir prioridades estratégicas para pesquisa e ação sobre as NTIC para o desenvolvimento.
  5. Organizar e experimentar ferramentas de comunidade virtual antes, durante e depoiso da reunião regional.
  6. Organizar e manter um site de referência na web (clearinghouse) com a informação regional relativa a projetos, atividades, experiências e contatos das NTIC para o desenvolvimento na América Latina e no Caribe .
  7. Seguir as idéias-chave e apoiar a definição de projetos com fundos estimuladores.
  8. Criar uma associação com a Fundação Charles Léopold Mayer como instituição apoiando o projeto com vistas a outros projetos futuros.

Página seguinte: Apresentação do "produtos"


Sua página prévia Em topo Sua próxima página
Procura | Listas | Mapa do site | Correio eletrónico: <webmistica@funredes.org>
http://funredes.org/mistica/portugues/projeto/apresentacao_geral/objetivos.html
Última modificação: 20/03/2000