Mistica | página da entrada Apresentação do projeto español
français
english
Sua página prévia Comunidade virtual | Aplicações pilotos | Metasite | Eventos | Avaliações | Ciberoteca Sua próxima página

Página da entrada da seção
Introdução geral
Apresentação geral
Apresentação integral
Apresentação dos patrocinadores e do coordenador

Funredes

CIPD (IDRC)

FPH


Glossário

Apresentação de la FPH y de la Alianza

O objetivo fundamental desta associação suíça sem fins lucrativos é preparar a humanidade para sua entrada no século XXI. Os eixos de ação baseiam-se na abertura do movimento associativo, na melhoria da autonomia das redes humanas e de sua capacidade em oferecer respostas, e a busca de alianças. A FPH desenvolve sete programas de pesquisa-ação, um dos quais reflete sobre as relações entre inovações tecnológicas e sociedade (INO).

O trabalho da FPH, no setor das NTIC, se faz por continentes. Na Europa, foi um dos promotores de uma rede de intercâmbio sobre o uso das NTIC sob o ponto de vista do cidadão: VECAM (Vigília Européia e Cidadã sobre Autovias da Informação e Multimídia: http://www.vecam.org/). Uma reunião organizada em Parthenay, sobre a temática "democracia e redes multimídia", representaria o equivalente europeu do que a FPH pretende alcançar na região da América Latina e do Caribe.

A FPH foi a principal promotora de um movimento da sociedade civil chamado "Aliança para um Mundo Responsável e Solidário"(http://members.tripod.com/alianzacoord/) de visão global e integral. O projeto baseia-se numa combinação de ações locais, reuniões regionais ou mundiais e em sistemas de comunicação e informação à distância. A última reunião foi realizada em São Paulo. Simultaneamente, nas cidades de Kigali, Argel, Barcelona, Bangalore, Tolga e Roubaix, experimentou-se um sistema de participação à distância com tradução automática. Esta metodologia, denominada Participação à Distância (PAD), é uma valiosa contribuição para a experimentação de técnicas e metodologia de discussão representando, assim, uma base bastante sólida de construção. Para sua ampliação, terá que enfrentar situações de desafio como a de atingir populações em lugares onde a Internet não chega e articular os diferentes ritmos das interações: face a face e via NTIC.

Para saber mais FPH: http://sente.epfl.ch/fph/
Para saber mais la Aliança para um Mundo Responsável e Solidário: http://members.tripod.com/alianzacoord - http://www.echo.org

Página seguinte: Glossário


Sua página prévia Em topo Sua próxima página
Procura | Listas | Mapa do site | Correio eletrónico: <webmistica@funredes.org>
http://funredes.org/mistica/portugues/projeto/patrocinadores/fph.html
Última modificação: 20/03/2000