Mistica | página da entrada Apresentação do projeto español
français
english
Sua página prévia Comunidade virtual | Aplicações pilotos | Metasite | Eventos | Avaliações | Ciberoteca Sua próxima página

Página da entrada da seção
Introdução geral
Apresentação geral
Apresentação integral
Apresentação dos patrocinadores e do coordenador

Funredes

CIPD (IDRC)

FPH


Glossário

Apresentação da FUNREDES

A Fundação Redes e Desenvolvimento (FUNREDES) é uma ONG dedicada à propagação das NTIC no Sul desde 1988, com uma visão focalizada em seus usuários e conteúdos. A FUNREDES sempre enfocou o trabalho de pesquisa metodológica como eixo principal, partindo do conceito de pesquisa-ação. Para a FUNREDES, o trabalho de experimentação no terreno deve acompanhar a conceituação das metodologias depois da experimentação no terreno. Assim, sua metodologia para construir redes de pesquisadores nos países em vias de desenvolvimento (http://funredes.org/funredes/html/castellano/metoesp.htm), serviu de base para a constituição de três redes nacionais de pesquisadores (RCP-Peru, em 1991; REDID-Rep. Dominicana, em 1992; REHRED- Haiti, em 1993). Da mesma forma, sua metodologia para negociação de redes sem fins lucrativos com operadores de telecomunicação (http://funredes.org/funredes/html/castellano/telecesp.htm) possibilitou apoiar o crescimento de duas redes nacionais (REDID e REHRED) e facilitou a constituição de seu próprio provedor Internet. A FUNREDES dedicou muitos projetos à capacitação, organização e moderação de comunidades virtuais e conceituou uma metodologia para o manuseio eficiente das mesmas(http://funredes.org/funredes/emec.htm), fruto de sua experiência e reflexão. Por outro lado, o impacto das NTIC a nível sociocultural e lingüístico é um dos eixos principais na pesquisa desta ONG, com sede na República Dominicana (http://funredes.org/funredes/html/castellano/sociesp.htm).

A FUNREDES realizou um primeiro esforço de identificação dos agentes sociais das NTIC na América Latina e no Caribe, que foi exposto em seu site: http://funredes.org/is-ntic.

Para saber mais: FUNREDES: http://funredes.org.

Página seguinte: CIPD


Sua página prévia Em topo Sua próxima página
Procura | Listas | Mapa do site | Correio eletrónico: <webmistica@funredes.org>
http://funredes.org/mistica/portugues/projeto/patrocinadores/funredes.html
Última modificação: 20/03/2000